quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

A RIMAR voltou!!!

A Revista Interdisciplinar de Marketing - RIMAR - está de volta!

Ponta de lança de um ousado projeto dos professores Francisco Giovanni David Vieira (UEM) e Alexandre Faria (EBAPE/FGV) iniciado em 2001, a RIMAR ficou no ar até 2004. Dez anos se passaram e o professor Francisco retomou o projeto mantendo a orientação da revista baseada em interdisciplinaridade, cultura, crítica e reflexão. Esse retorno é muito bem vindo para a pesquisa em marketing no Brasil e vem a contribuir com a sua consolidação, abrindo mais portas para os pesquisadores do campo.

Agora a RIMAR está hospedada no Portal de Periódicos da UEM - http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rimar/index e já está recebendo submissões.




Na primeira edição de 2014, a RIMAR deixa clara sua orientação pluralista e traz artigos que tratam de OPM (Scharf, Constanti e Tambosi); estímulos táteis no varejo (Barbosa e Farias); construção de mercados - enquadramento e transbordamento (Oliveira e Rezende); comportamento de turistas (Bedran, Strehlau e Melhado); e segmentação de clientes bancários (Segura e Strehlau). Valem a consulta.

O retorno da RIMAR depende da participação da comunidade acadêmica para ser plenamente bem sucedido. Consultem e citem os artigos da RIMAR e, sobretudo, submetam trabalhos à revista.

Vida longa à RIMAR!


sábado, 27 de dezembro de 2014

Arte para Consumo II

Em exposição até o último dia 21 na Caixa Cultural do Rio, a exposição “Ron English - Do estúdio para a rua” trouxe novas reflexões sobre arte e consumo. Propositalmente, o artista utiliza referências da sociedade de consumo para elaborar obras que, a mesmo tempo, apresentam um apelo visual muito forte e questionam a sociedade de consumo. 







Tal proposta também está presente em muitas discussões que temos no Observatório de Marketing, Consumo & Sociedade: trazer a pesquisa "para a rua" e tentar modificar a realidade a nossa volta. Essa é uma pretensão que nutrimos, mesmo que ainda não saibamos como efetivá-la. 



Dada minha pessoal atenção à obra de Pollock (vide posts anteriores) não poderia deixar de reproduzir aqui a obra "Homer Pollock", também presente na exposição.