terça-feira, 27 de agosto de 2013

Abertura


Eu, João Felipe Sauerbronn, sou professor adjunto do PPGA da Unigranrio e pesquisador interessado em marketing, consumo e sociedade. Não por acaso, juntamente com o Prof. Eduardo Ayrosa, lidero o Observatório de Marketing, Consumo e Sociedade, grupo de pesquisa cadastrado no CNPq e certificado pela universidade. A frente desse blog, espero oferecer um espaço para discussões relacionadas a marketing, consumo e sociedade (obviamente!). Fortemente inspirado pela iniciativa do Prof. Francisco Giovanni Vieira e seu blog Cultura e Consumo (culturaeconsumo.blogspot.com), espero que também consiga servir como catalisador de interesses de pesquisadores, praticantes e estudantes de marketing e estudos de consumo. 
O conteúdo postado virá de reflexões pessoas e de colegas interessados pelos temas. Além disso, esse também será um ponto para divulgação e propagação de trabalhos do grupo e pesquisadores dessa e de outras instituições.
Fiquem a vontade para vasculhar, ler e comentar o que desejarem e não hesitem em entrar em contato.
Bem vindos a bordo!

10 comentários:

  1. Caro Prof. João Felipe,

    Parabéns pela iniciativa.

    Desejo vida longa ao blog e uma trajetória frutífera em contribuições aos leitores.

    Saudações,

    Francisco Giovanni Vieira

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    1. Obrigado, parceiro. Esse blog é intencionalmente inspirado em sua iniciativa.

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  2. Olá, Prof. João Felipe Sauerbronn! Gostei muito do seu blog e de alguns de seus artigos como "Bases sociais das emoções do consumidor – uma abordagem complementar sobre emoções e consumo". Gostaria de tirar uma dúvida acerca do tema "emoções e consumo". O senhor conhece algum trabalho que tenha relacionado a teoria da cultura do consumo (cct) com a pesquisa sobre emoções? Obrigada!

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    1. Cara Luciana,
      a referência mais recente é o texto de Gopaldas. Outras referências são listadas ao longo do texto por esse autor.
      GOPALDAS, A. Marketplace sentiments. Journal of Consumer Research, v.41, n.4, p.995-1014, 2014.
      Por favor, fique à vontade para entrar em contato. Também tenho perfil no Academia.Edu: https://unigranrio.academia.edu/JoaoSauerbronn

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    2. Muito obrigada, Prof. Sauerbronn. Li o artigo e achei excelente. Respondeu ao que eu procurava e indicou que a pesquisa sobre emoções ligadas à CCT é bastante fragmentada, porém não tem muitos trabalhos voltados para uma perspectiva sociocultural.

      Gostei muito do trecho: "To be clear, the emergent sociocultural perspective and the
      established psychological perspective are complementary not
      competing perspectives on consumer emotion. By and large, psychological and sociocultural perspectives highlight nonoverlapping
      dimensions of consumer emotion" (GOPALDAS, 2014, p. 1007-1008). Fiquei pensando no quanto deve ser enriquecedor (e dificil!) conciliar estas duas perspectivas em um estudo sobre emoções. Realmente um desafio.

      Valeu pela indicação!

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    3. Ih, Luciana. Agora você entrou em um campo minado. Para publicar no JCR é necessário ceder a algumas pressões. Acredito que o Gopaldas tenha cedido a essa ideia de conciliação. Quem trabalha com uma perspectiva mais focada na sociologia das emoções está bem distante da visão da psicologia (cognitiva). Não são propostas excludentes, mas completamente distintas em termos ontológicos, epistemológico e axiológicos, o que impede conciliações.

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  3. Pois é, Prof. Sauerbronn. Eu estava pensando sobre isso... Achei bacana o que Gopaldas expôs no artigo e concordo que sejam perspectivas complementares, pois uma colabora para entender algum lado da realidade que a outra não dá conta. Porém, não consigo enxergar um estudo que consiga abarcar as duas visões, pois a questão de pesquisa que cada uma dessas perspectivas suscita resultaria em estudos diferentes.... Uma pena....

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  4. Oi, Prof. Sauerbronn, desculpe incomodá-lo, sou eu novamente, rs. Estou iniciando uma pesquisa sobre emoções negativas no contexto do turismo (hospedagem / micro e pequenas empresas hoteleiras). Gostaria de trabalhar com a questão das experiências negativas na perspectiva da CCT, mas não encontrei trabalhos da Teoria da Cultura do Consumo neste sentido. O senhor conhece algum trabalho sobre emoções negativas ou experiências negativas de consumo feitas por autores dessa tradição teórica? Obrigada!

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  5. Olá, Luciana.
    A ideia de sentimento/emoção negativa não faz tanto sentido em CCT. A dualidade positivo vs. negativo é uma construção da psicologia cognitiva, que não se preocupa tanto com a compreensão do fenômeno emocional, mas com seu resultado (positivo ou negativo). Portanto, se queres seguir uma perspectiva CCT, essa distinção não faz muito sentido. Além do trabalho do Gopaldas, que já mencionei, você pode dar uma olhada em:
    PICHLER, E.A.; HEMETSBERGER, A., Hopelessly Devoted To You – Towards an
    Extended Conceptualization of Consumer Devotion. Advances in Consumer Research v. 34, 2007.
    PIMENTEL, R. W., REYNOLDS, K. E. A Model for Consumer Devotion: Affective Commitment with Proactive Sustaining Behaviors. Academy of Marketing Science Review, v.12 , n. 5, p. 1, 2004.
    Têm uma pegada mais próxima de pesquisa de consumo.

    Se quiseres ir para algo mais radical, minha indicação são os trabalhos de Eva Illouz - que estão anos-luz à frente do CCT:
    ILLOUZ, E. Consuming the Romantic Utopia: Love and the Cultural Contradictions of Capitalism. Berkeley, CA: University of California Press, 1998.
    ILLOUZ, E. Emotions, Imagination and Consumption - a new research agenda. Journal of Consumer Culture, v.9, n.3, p.377-413, 2009.
    Estou à sua disposição.

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  6. Muito obrigada pelas sugestões, Prof. Sauerbronn! Agora entendo porque não estava encontrando artigos neste sentido e mais relacionados à psicologia cognitiva mesmo. Vou ler os artigos. No caso, eu tenho muito interesse em trabalhar com a questão de consumidores que foram lesados nas relações de consumo, por isso estava focando na pesquisa sobre emoções negativas, especificamente nos serviços turísticos.

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