Promovendo a Discussão a Respeito
de Pesquisa Acadêmica de Marketing
Alguns alunos e colegas têm
participado de discussões a respeito de pesquisa acadêmica de marketing e se
manifestado inquietos com a aparente calmaria da área. Acredito que há muito o que se discutir, mas temos tido pouco tempo para isso, ou pouco interesse.
Estaria em curso o
recrudescimento de posições mais alinhadas ao positivismo? Estaríamos
despreocupados com a geração de um conhecimento original local? Estariam as
temáticas e perspectivas metodológicas de pesquisas sendo orientadas por outras
partes que não o pesquisador? Seríamos todos escravos do produtivismo?
Essas preocupações têm surgido frequentemente nos debates em nosso PPGA. De alguma forma, seria esperado que posições
perdidas para propostas alternativas tentariam ser reconquistadas. Da mesma forma, o alinhamento a
projetos “vencedores”, definidos como "melhores" também parece ser mais seguro para pesquisadores e programas que têm que se manter atuando "pelo livro". Nesse sentido, as tradições de pesquisa em ciências naturais, claramente hegemônicas no universo científico, demonstram ainda ter muito poder. Detêm o poder de ser ciência e, portanto, guardam as chaves do portão e definem quem entra ou não. É realmente muito mais seguro seguir suas regras. Mas nem sempre os problemas à nossa frente podem ser tratados com os mesmos recursos teórico-metodológicos. Mudamos de problema? Partimos para a associação a algum evento geológico que permita uma modelagem física do problema? Acta Geológica Sinica continua A1 em administração...
Bem, trazendo a discussão de novo para perto de nós. Em seu primeiro número de 2013 a
Revista de Negócios da FURB apresenta uma interessante discussão a respeito de pesquisa
acadêmica de marketing. A editoria do Prof. Edson Scharf estimulou a reflexão
de alguns acadêmicos da área com relevância no Brasil e no exterior, incluindo
a preciosa contribuição do Prof. Russell Belk.
O artigo do Prof. Belk contrasta
as perspectivas de pesquisa qualitativa e quantitativa, tratando de suas
questões primordiais e dialogando com o mercado. Em seguida, o Prof. Francisco
Giovanni Vieira apresenta um panorama das publicações da área no Brasil e
discute o uso da pesquisa qualitativa. O contraponto é feito pelo Prof. Salomão
Farias, que trata dos aspectos relevantes da abordagem quantitativa de
investigação.
O quarto artigo, de autoria do
Prof. Eduardo Ayrosa, apresenta uma reflexão sobre propostas de investigação
qualitativa e quantitativa e sugere que a formação de novos pesquisadores deva
levar em conta múltiplas visões metodológicas.
Minha sugestão para que se
(re)discuta a disciplina e a orientação da pesquisa acadêmica de Marketing é seguida do
artigo dos professores Richard de Sousa, Thiago Rodrigues e Roberto Pacheco,
que propõe uma discussão mais ampla a respeito do conhecimento em marketing e
sugere algumas aplicações práticas.
Essa iniciativa corajosa da Revista de Negócios deu continuidade à discussão iniciada pelo artigo dos professores Claudio Hofman Sampaio, Marcelo Perin, Fernando Luce, Mirela dos Santos, Fernando Santini, Marta Oliveira e Geanderson Lenz publicado no terceiro número da Revista de Administração Contemporânea de 2012. O referido artigo suscitou réplicas dos professores Angela da Rocha e Jorge Ferreira e do Prof. Francisco Vieira, além da tréplica dos autores, e deixou a impressão de que outras vozes poderiam ser incluídas nessa discussão. A editoria da Revista de Negócios ofereceu essa oportunidade e merece o reconhecimento da comunidade.
O conteúdo da revista está
disponível no endereço eletrônico http://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/article/view/3610/2219 e também na base SPELL (spell.org.br).
Boa leitura!
Referências Bibliográficas
AYROSA, E. A. T. Perspectivas, avanços e resistências na produção de conhecimento em marketing. Revista de Negócios, v.18, n.1, p.34-41, 2013.
BELK, R. Qualitative versus quantitative research in Marketing. Revista de Negócios, v.18, n.1, p.5-9, 2013.
FARIAS, S. A. Perspectivas e limites da pesquisa quantitativa na produção de conhecimento em marketing. Revista de Negócios, v.18, n.1, p.25-33, 2013.
ROCHA, A.; FERREIRA, J. B. Réplica 1 –
Pesquisa científica brasileira em marketing: Quo Vadis? Revista de Administração Contemporânea, v. 16, n.3, p.479-483,
2012.
SAMPAIO, C. H; PERIN, M. G.; LUCE, F.
B.; SANTOS, M. J.; SANTINI, F. O.; OLIVEIRA, M. O. R.; LENZ, G. S. Pesquisa
científica da área de marketing no Brasil: uma revisão da primeira década do
século 21. Revista de Administração
Contemporânea, v. 16, n.3, p.459-478, 2012.
SAMPAIO, C. H; PERIN, M. G.; LUCE, F.
B.; SANTOS, M. J.; SANTINI, F. O.; OLIVEIRA, M. O. R.; LENZ, G. S. Tréplica – O
que nos falta aprender? Revista de
Administração Contemporânea, v. 16, n.3, p.489-492, 2012.
SAUERBRONN, J. F. R. Diga-me o que publicas e te direi quem és: perspectivas e resistências na publicação da produção de conhecimento em marketing. Revista de Negócios, v.18, n.1, p.42-52, 2013.
SOUSA, R. P. L.; RODRIGUES, T. M.; PACHECO, R. C. S. Marketing: gestão e conhecimento científico. Revista de Negócios, v.18, n.1, p.53-62, 2013.
VIEIRA, F. G. D. Réplica 2 – Sabemos a
lição, mas ainda não aprendemos: comentários sobre a pesquisa científica da area
de marketing no Brasil. Revista de
Administração Contemporânea, v. 16, n.3, p.484-488, 2012.
VIEIRA, F. G. D. Perspectivas e limites da pesquisa qualitativa na produção de conhecimento em marketing. Revista de Negócios, v.18, n.1, p.10-24, 2013.
Parabéns pela iniciativa, caro Prof. Sauerbronn! Oxalá consigamos discutir mais profundamente a disciplina. Amplexos. EDSON.
ResponderExcluirSeguimos em frente, Edson. Estás pelo Enanpad? Vi artigo seu na programação, mas apresentei na mesma hora artigo em APB. Abs
ResponderExcluirOlá, prof João.
ResponderExcluirDe antemão peço desculpas por usar este canal para fazer esta postagem mas, infelizmente, não consegui localizar seu e-mail para contato.
Enviamos informações sobre V Encontro Internacional COPPEAD de Comportamento do Consumidor que será realizado no dia 14 de maio de 2014 (quarta-feira), das 8h às 13h30, no Rio de Janeiro. O evento tem como tema a Inovação e o Comportamento do Consumidor e contará com as presenças internacionais dos professores Russell Belk e Robert Kozinets, além da experiência de executivos brasileiros como João Ciaco (FIAT), Patrícia Fonseca (Coca-Cola) e Patricia Bouzon (L´Oréal).
A programação está disponível no link a seguir e acreditamos que poderá interessar aos leitores do Plugcitários:
http://www.alumni-coppead.net.br/web/index.php?option=com_eventbooking&task=view_event&event_id=24&Itemid=199
Na sua quinta edição, esse evento que acontece a cada dois anos, terá por objetivo discutir o tema da Inovação partindo da centralidade do consumidor nesse processo. A exemplo das edições anteriores, a iniciativa pretende reunir professores, pesquisadores e profissionais de empresas, conciliando perspectivas teóricas e questões da prática gerencial, ao longo de um dia apresentações e mesas redondas.
O presente evento, que acontecerá no dia 14 de maio de 2014, pretende contribuir com o debate nacional em torno da questão da inovação, superando a predominância de uma visão interna e tecnológica para sugerir uma perspectiva externa e que toma o consumidor como ponto central. Sem o entendimento das necessidades deste, esforços criativos e comerciais correm o risco de tornarem-se míopes, pois desconhecem sua rota, seu destino final.
Estima-se para este evento um público de 350 pessoas, composto por um público de executivos das principais empresas do país e formadores de opinião, profissionais, professores, estudantes e pesquisadores da área de Administração e interessados na discussão sobre Inovação e Comportamento do Consumidor.
Desde já agradecemos sua atenção e nos colocamos à disposição,
Cordialmente
Camila