O professor da EBAPE/FGV Daniel Merabet apresentou seu trabalho de pesquisa intitulado "Orientação para o Mercado e Prática Social: Estudo de Caso de Empresa Ex-Estatal do Setor de Telecomunicações" para os pesquisadores do OM,C&S no dia 03 de setembro. Durante o encontro o professor Daniel tratou de como o conceito de orientação para o mercado (OPM), surgido originalmente na área de marketing, migrou para a área de estratégia, mas ainda parece inadequado para a análise de algumas organizações. Em sua pesquisa, Merabet focou em empresas ex-estatais brasileiras e, a partir de uma abordagem interdisciplinar abordou os principais
debates das áreas de marketing e de estratégia, apontando para dimensões negligenciadas que
podem contribuir para o entendimento do conceito de OPM de uma maneira mais ampla. O estudo revela algumas questões importantes que
podem contribuir para o desenvolvimento de pesquisas futuras sobre o conceito de OPM, tais
como: a influência do Estado sobre os mercados, o desenvolvimento de cultura de mercado em
empresas ex-estatais e a existência de diferentes concepções de mercado.
O trabalho do professor Merabet pode ser acessado no link:
http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/3851/Dissertacao-Daniel-Merabet.pdf?sequence=1
Próximo encontro do Observatório de Marketing, Consumo e Sociedade:
17 de setembro
Prof. Marcelo Jacques da Fonseca - Unisinos
Campus Lapa - sl.1201 - 14h00
Nenhum comentário:
Postar um comentário