quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Observatório de Marketing, Consumo & Sociedade recebe professoras pesquisadoras Sílvia Correia e Michelle Pinto da ESPM/RJ

As pesquisadoras Sílvia Correia e Michelle Pinto da ESPM/RJ apresentaram os resultados da projeto de pesquisa "Do asfalto para a favela, da favela para o asfalto: Uma pesquisa etnográfica sobre circulação e a vida social de móveis e eletrodomésticos" para os pesquisadores do Observartório de Marketing, Consumo & Sociedade da Unigranrio. A foto a seguir registra esse encontro, ocorrido em 05 de novembro de 2014.



No trabalho, as pesquisadoras adotaram a perspectiva da Antropologia do Consumo para descrever e analisar as dinâmicas sociais e culturais que permeiam as trajetórias de móveis e eletrodomésticos em lares da cidade do Rio de Janeiro. Para tanto, foram delimitados geograficamente os bairros de Copacabana e Ipanema, localizados na Zona Sul do Rio de Janeiro e foram investigadas as construções de valor, os significados e ressignificados dos objetos que circulam entre lares, bem como as formas de sociabilidade presentes nessas dinâmicas. Utilizando o método etnográfico as pesquisadoras acompanharam e entrevistaram famílias do “asfalto” ou na “favela”. A pesquisa com as famílias mostrou que há tanto redes verticais como redes horizontais na circulação de bens. Outro aspecto interessante diz respeito aos “espaços limiares”, espaços da casa ou da rua que são utilizados pelas famílias para “encostar”, a princípio em caráter provisório, os objetos que não são mais úteis ou desejados.

Versão do trabalho apresentado no ENEC 2014 pode ser acessada no link: http://www.enec2014.eventos.dype.com.br/arquivo/download?ID_ARQUIVO=394.

A pesquisa contou com o apoio do Centro de Altos Estudos da ESPM. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário