Workshop CCT – Coppead setembro de 2014
Nos dias 22 e 23 de setembro a Coppead/UFRJ promoveu o
segundo workshop de CCT de 2014. Dessa vez a condução ficou a cargo da
professora Lisa Peñaloza (EDHEC Business School, France), que apresentou uma
discussão muito profunda sobre como oferecer uma contribuição teórica dentro do
campo da CCT. Para tanto, Peñaloza utilizou textos clássicos e de sua própria
autoria com o objetivo de expor para a audiência os desafios que enfrentou e os
caminhos que seguiu.
Em paralelo às sessões de discussão, doutorandos da
Coppead e da UFRGS tiveram a oportunidade de debater seus projetos de pesquisa
com a professora Lisa e com a audiência, que era composta por pesquisadores de
várias instituições brasileiras. Além de representantes da Coppead e da UFRGS,
também estavam presentes pesquisadores da Unigranrio, Unesa, Unisinos,
Univates, EAESP/FGV, ESPM e IBMEC. Além dos debates de grande interesse da
comunidade CCT, essa foi mais uma oportunidade dessa comunidade se encontrar,
trocar ideias e se aproximar mais.
Fica, mais uma vez, registrado nesse blog o
agradecimento às professoras Leticia Casotti e Maribel Suarez, da Coppead, que
ofereceram todas as condições para a realização desse evento, assim como ao
professor Marlon Dalmoro, da Univates, que trouxe a professora Lisa Peñaloza ao
Brasil.
Textos discutidos no workshop (seguindo a ordem da
discussão):
Dia 01 – manhã
Dubin, Robert (1978), To Begin With and Theory. Theory
Building, New York, Free Press, p. 5-32.
Peñaloza, Lisa (2004), Documentary film, Generaciones/Generations:
Cultural Identity, Memory, and the Market. 48 min.
Moisander, Johanna and Anu Valtonen (2006), Cultural
Texts and Talk. Qualitative Marketing Research, London: Sage, 68-83.
Peñaloza, Lisa and Alladi Venkatesh (2006), Further
Evolving the New Dominant Logic of Marketing: From Services to the Social
Construction of Markets. Marketing Theory, 6:3 (September), 299-316
Dia 01 – tarde
Lofland, Lynn, and John Lofland, Chapter 9, Developing
Analysis. in Analyzing Social Settings: A Guide to Qualitative Observation and
Analysis, Belmont, CA: Wadsworth Publishing, 181-203.
Peñaloza, Lisa and Alex Thompson (2013), Constructing
the Visual Consumer. in The Routledge Companion to Visual Organization, Emma
Bell, Samantha Warren, and Jonathan Schroeder, editors, London: Routledge,
79-95.
Here, There, and Beyond: Remittances in Transnational
Family Consumption,” with Judith Cavazos Arroyo, Theoría y Praxis, 10 (December
2011), p. 131-161.
Dia 02 – manhã
Campbell, Colin (2004), I shop therefore I know that I
am: The Metaphysical Basis of Modern Consumption. in Elusive Consumption, Karin
Ekstrom and Helene Brembeck, Oxford: Berg, p. 27-44
Cova, Bernard and Danielle Dalli (2009), “Working
Consumers: The next step in marketing theory?” Marketing Theory, 9:3, 315–339.
Molander, Susanna, Jacob Ostberg, and Lisa Peñaloza
(working paper), Symbolic Elasticity: Dynamics of and Prospects for Sustaining
Authenticity as a Brand goes ‘Mainstream’ revision for the Journal of Marketing
Dia 02 – tarde
Richardson, Laurel (1994), Writing as a Method of
Inquiry. in the Sage Handbook of Qualitative Research, Norman Denzin and Yvonna
Lincoln, eds. Thousand Oaks, CA: Sage, p. 516-529.
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