sexta-feira, 10 de outubro de 2014

CCT Brasil - COPPEAD promove workshop com Lisa Peñaloza

Workshop CCT – Coppead setembro de 2014

Nos dias 22 e 23 de setembro a Coppead/UFRJ promoveu o segundo workshop de CCT de 2014. Dessa vez a condução ficou a cargo da professora Lisa Peñaloza (EDHEC Business School, France), que apresentou uma discussão muito profunda sobre como oferecer uma contribuição teórica dentro do campo da CCT. Para tanto, Peñaloza utilizou textos clássicos e de sua própria autoria com o objetivo de expor para a audiência os desafios que enfrentou e os caminhos que seguiu.


Em paralelo às sessões de discussão, doutorandos da Coppead e da UFRGS tiveram a oportunidade de debater seus projetos de pesquisa com a professora Lisa e com a audiência, que era composta por pesquisadores de várias instituições brasileiras. Além de representantes da Coppead e da UFRGS, também estavam presentes pesquisadores da Unigranrio, Unesa, Unisinos, Univates, EAESP/FGV, ESPM e IBMEC. Além dos debates de grande interesse da comunidade CCT, essa foi mais uma oportunidade dessa comunidade se encontrar, trocar ideias e se aproximar mais. 

Fica, mais uma vez, registrado nesse blog o agradecimento às professoras Leticia Casotti e Maribel Suarez, da Coppead, que ofereceram todas as condições para a realização desse evento, assim como ao professor Marlon Dalmoro, da Univates, que trouxe a professora Lisa Peñaloza ao Brasil.

Textos discutidos no workshop (seguindo a ordem da discussão):

Dia 01 – manhã
Dubin, Robert (1978), To Begin With and Theory. Theory Building, New York, Free Press, p. 5-32.

Peñaloza, Lisa (2004), Documentary film, Generaciones/Generations: Cultural Identity, Memory, and the Market. 48 min.

Moisander, Johanna and Anu Valtonen (2006), Cultural Texts and Talk. Qualitative Marketing Research, London: Sage, 68-83.

Peñaloza, Lisa and Alladi Venkatesh (2006), Further Evolving the New Dominant Logic of Marketing: From Services to the Social Construction of Markets. Marketing Theory, 6:3 (September), 299-316

Dia 01 – tarde
Lofland, Lynn, and John Lofland, Chapter 9, Developing Analysis. in Analyzing Social Settings: A Guide to Qualitative Observation and Analysis, Belmont, CA: Wadsworth Publishing, 181-203.

Peñaloza, Lisa and Alex Thompson (2013), Constructing the Visual Consumer. in The Routledge Companion to Visual Organization, Emma Bell, Samantha Warren, and Jonathan Schroeder, editors, London: Routledge, 79-95.

Here, There, and Beyond: Remittances in Transnational Family Consumption,” with Judith Cavazos Arroyo, Theoría y Praxis, 10 (December 2011), p. 131-161.

Dia 02 – manhã
Campbell, Colin (2004), I shop therefore I know that I am: The Metaphysical Basis of Modern Consumption. in Elusive Consumption, Karin Ekstrom and Helene Brembeck, Oxford: Berg, p. 27-44

Cova, Bernard and Danielle Dalli (2009), “Working Consumers: The next step in marketing theory?” Marketing Theory, 9:3, 315–339.

Molander, Susanna, Jacob Ostberg, and Lisa Peñaloza (working paper), Symbolic Elasticity: Dynamics of and Prospects for Sustaining Authenticity as a Brand goes ‘Mainstream’ revision for the Journal of Marketing

Dia 02 – tarde

Richardson, Laurel (1994), Writing as a Method of Inquiry. in the Sage Handbook of Qualitative Research, Norman Denzin and Yvonna Lincoln, eds. Thousand Oaks, CA: Sage, p. 516-529.

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